Projetos Especiais
Com anos de experiência em serviços ambientais, oferecemos soluções sob medida para os desafios específicos de seu negócio. Junte-se a nós na jornada rumo a um futuro mais sustentável. Confira nossos serviços:
Planejamento
Plano Municipal De Gestão Integrada De Resíduos Sólidos (PMGRS)
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGRS) é um instrumento de planejamento da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos obrigatório para todos os municípios do país, conforme Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). É também exigido para repasse de recursos financeiros dos governos federal e estaduais aos municípios para o setor.
O documento visa realizar um diagnóstico completo de todas as tipologias de resíduos geradas no local, e a partir dessas informações e mobilização social junto à comunidade, define diretrizes, estratégias e metas para serem implementadas através de plano de ações. O PMGIRS deve ser revisado a cada quatro anos.
Plano Municipal De Saneamento Básico (PMSB)
De acordo com o decreto nº 7.217/2010, todos os municípios brasileiros devem possuir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para que estes tenham acesso aos investimentos destinados ao saneamento básico. Este documento deve contemplar as quatro vertentes do saneamento básico: a) abastecimento de água potável, b) esgotamento sanitário, c) manejo de resíduos sólidos e d) drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Através do PMSB é possível realizar um diagnóstico do saneamento básico do município e desta forma estabelecer metas, programas, projetos e ações para melhor o atendimento à população.
Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU)
O Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) define as diretrizes para a gestão do sistema de drenagem, reduzindo os impactos ambientais causados pelo manejo inadequado das águas pluviais que incidem no meio urbano. Este documento é parte integrante ou complementar ao PMSB e contempla planos de ações, manuais de drenagem gestão e programas de monitoramento das águas pluviais, bem como ações preventivas.
Plano Diretor Municipal
O plano diretor é uma política que visa orientar a ocupação do solo nas áreas urbanas, buscando o desenvolvimento socioeconômico da região aliado a preservação do meio ambiente. Todo município necessita elaborar um plano diretor de acordo com o estatuto das cidades, regido pela legislação federal nº 10.257/2001.
Plano Diretor De Arborização Urbana
O Plano Diretor de Arborização tem como principal objetivo orientar as prefeituras municipais na implantação e manutenção das árvores na cidade. Através deste planejamento prévio é possível proporcional compatibilidade entre os indivíduos arbóreos e os equipamentos urbanos, bem como assegurar a proteção das redes de distribuição de energia. É indicado sempre a utilização de espécies nativas, pois estas, beneficiando a identidade biológica da região, preservando as espécies vegetais que ocorrem nos municípios.
Plano de Mobilidade Urbana
O Plano de Mobilidade Urbana busca integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, viabilizando a inclusão social e a sustentabilidade. Este documento é um dos instrumentos da Política de Desenvolvimento Urbano, instituindo pela Lei Federal 12.587/2012. Todos os municípios acima de 20.000 habitantes devem ter o Plano de Mobilidade Urbana como parte integrante no plano diretor.
Plano Municipal de Coleta Seletiva
O Plano Municipal de Coleta Seletiva é uma parcela importante do Plano Municipal De Gestão Integrada Dos Resíduos Sólidos (PMGRS). Este plano busca fazer o diagnóstico da coleta seletiva do município, buscando integrar tanto as cooperativas quanto empresas de coletas, apresentando alternativas de economia circular. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010 define que todos os municípios necessitam instaurar a coleta seletiva e destinação de resíduos orgânicos para a compostagem.
ESG
Relatório Anual de Sustentabilidade
O Relatório de Sustentabilidade tem como principal objetivo identificar, mensurar e divulgar o desempenho sustentável de uma empresa. A elaboração deste produto auxilia no desenvolvimento de gestões efetivas que contribuam positivamente para o meio ambiente.
Além disso, contribui para atrair oportunidades ligadas a sustentabilidade e auxiliar na evolução de negócios dinâmicos, demonstrando que não apenas interesses financeiros são relevantes, mas também aspectos sociais e ambientais. A Ideal Ambiental segue as diretrizes desenvolvidas pela Global Reporting Initiative (GRI) e Lei Federal 13.303/2016.
Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14.001)
A implantação do sistema de gestão ambiental dá ênfase nas práticas de sustentabilidade dentro da empresa, instaurando práticas e métodos administrativos com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pela atividade econômica. Os principais requisitos para aplicação da gestão ambiental no ambiente corporativo são descriminados através da norma ISO 14.001. Empreendimentos certificados por estas diretrizes, possuem diminuição nos custos operacionais reduzindo desperdícios e elevando a eficiência, além de aumentar a confiabilidade diante dos stakeholders.
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa
GHG Protocol A elaboração de um inventário de emissões atmosféricas permite realizar o mapeamento das fontes emissoras.